quinta-feira, 7 de maio de 2015

Paródia campo elétrico
[O Segundo Sol (Cássia Éller)]

O Campo Elétrico vamos estudar
É só colocar uma carga de prova
Pra calcular o vetor campo elétrico
É só utilizar força sobre a carga de prova

Para calcular o campo elétrico
Também utilizamos a Lei de Coulomb
Podemos igualar essas duas
Para enfim calcular o Campo Elétrico.

Não diga que você não entendeu
O campo elétrico é igual K.Q sobre d-dois (E=K.Q/d2)
Mas você pode ter certeza
No vestibular você irá passar

É só utilizar K.Q sobre d-dois (E=K.Q/d2)
No vestibular você irá passar

É só utilizar K.Q sobre d-dois (E=K.Q/d2)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Campo elétrico


              Campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.
              Quando estudamos os assuntos pertinentes ao conteúdo de Mecânica, estudamos os conceitos do campo gravitacional dos planetas. Nesse estudo vimos que qualquer planeta tem a propriedade de atrair objetos que estiverem em suas proximidades. Assim como a terra tem o campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos encontrar: 




              Seguindo o mesmo raciocínio, em Eletrostática, podemos afirmar que o espaço envolve uma carga elétrica também se torna modificado, pois surge nele um campo elétrico de forças. Assim, podemos dizer que qualquer partícula que esteja eletrizada, quando colocada nessa região, fica sujeita a uma força elétrica, sendo de repulsão ou atração, dependendo do valor da carga.
              Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo elétrico (E) é definida como o quociente entre as forças de interação das cargas geradora do campo (Q) e de prova (q) e a própria carga de prova (q), ou seja:


O Campo elétrico vetorial
              Como mostra a figura abaixo, o campo elétrico em torno de uma carga é vetorial, ou seja, tem direção e sentidos definidos.
              Nesta figura temos uma esfera ora eletrizada com carga positiva, ora com carga negativa, na qual é indicada a direção e o sentido do campo elétrico usando o vetor E, que é denominado de campo elétrico. Assim convencionou-se que o campo da carga, também chamada de carga fonte Q>0, é de afastamento, e o da carga fonte Q<0 é de aproximação.
              Voltando à analogia de campo gravitacional da Terra, o campo elétrico é definido como um vetor com mesma direção do vetor da força de interação entre a carga geradora Q e a carga de prova q e com mesmo sentido se q>0 e sentido se q>0 e sentido oposto se q<0. Ou seja:

A unidade adotada pelo SI para o campo elétrico é o N/C (Newton por Coulomb). Interpretando esta unidade podemos concluir que  o campo elétrico descreve o valor da força elétrica que atua por unidade de carga, para as cargas colocadas no seu espaço de atuação.